sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Seus livros

Esses dias, mãe, joguei fora algumas das suas coisas. Eu sei que agora isso não tem mais importância mas sabe, me deu uma dor no coração! É como se tivesse sido mais uma despedida, mais uma separação, outro adeus. Quase vi sua chalana sumindo atrás das árvores, deslizando sem ruído.

Aqueles livros que a senhora tanto prezava, que me mostrava folheando e dizendo "olha Cristina, esse livro é ótimo! Tem muitas coisas interessantes, você vai gostar. Dá uma lida quando você tiver tempo, minha filha. É muito bom!"

Ai mãe...

Estava tudo lá, empoeirado. Eu sabia que não iria ler. Não porque eu não gostasse, mas porque estou meio desgostosa.  Aqueles livros são para pessoas que pretendem ensinar, compartilhar conhecimento. É o tipo de informação que pede para ser transmitida só que não há  há mais ninguém no mundo para eu fazer isso. Cada dia mais um pedacinho do seu mundo se perde.

Parece que não há mais mentes curiosas, inquisitivas. Tudo aquilo que lhe empolgava e dava prazer - e a mim também - as pessoas ignoram e desprezam conhecer. Não há interesse.

Então ali, sentada no quarto, eu olhava para aqueles livros - tão "a sua cara"- e me dava uma angústia, uma saudade, um sentimento de "Em Algum Lugar do Passado." Não me desfiz de todos, mas sei que um dia vou fazê-lo.

De que me adianta guardar o seu Cantor Cristão se ninguém mais valoriza aquelas canções?  Aquele volume surrado me deixa triste, saudosa do tempo em que cantávamos juntas e nossos olhos se enchiam de lágrimas. Nossos olhos se encontravam na mesma esperança, na mesma fé. Sabíamos que estávamos sentindo a mesma coisa, comungando de algo elevado e caro, além desse mundo. De que adianta olhar aquilo se não tenho mais com quem compartilhar essas emoções?

Quando eu peguei "Os Evangelhos Comparados" ou "A Harmonia dos Evangelhos', só me lembrei da senhora e da sua empolgação com a compreensão daquelas coisas. Se eu pegava um estudo sobre Jerusalém ou a Palestina antiga, ah... Parecia que eu estava vendo seus olhos brilharem visualizando locais que jamais pisou, visitando virtualmente o contexto histórico e geográfico da Bíblia.

Suas músicas, seus dicionários, mapas, apostilas, livros... Mãe, eu joguei um monte de coisas fora. Me perdôa.

1 comentários:

Simone disse...

Ela era ótima mesmo. Brigava conosco, adolescentes na época, mas depois fazia umas brincadeiras engraçadas!saudades!