terça-feira, 12 de novembro de 2013

Heranças


Eu era seminarista. Não sou mais. Recebi o diploma em uma noite muito linda, uma das mais lindas da minha vida. Meus olhos brilhavam de idealismo. Agora não preciso mais desse diploma. Quando cheguei aqui ninguém me perguntou por ele. Só importava a pureza do que senti naquela noite.


Fui missionária. Quando cheguei aqui ninguém me perguntou quantas pessoas consegui levar para a igreja. Só o que contava era se eu acreditava  mesmo no que dizia, se me dirigia às pessoas com amor, se era com respeito que segurava cada mão que chegava a mim.

Se todos soubessem o que realmente importa... Se todos soubessem que tão pouco é necessário! E que a contabilidade do mundo não encontra nenhuma equivalência aqui! Ah como meus irmãos viveriam mais leves!


Tive uma vida difícil. Tudo foi com muita luta mas era tão importante para mim aquela noite de formatura! Como eu estava feliz quando recebi o diploma, como me emocionei, meu Deus! Meu coração parecia que ia explodir. Me senti incumbida de algo grandioso, magnífico, da missão mais
importante do mundo. Como não se comover?

É, eu era assim. Meu coração... meu coração... queria tanto que as pessoas tivessem podido ver um pouco do meu coração!


Minhas experiências do passado, guarde-as no peito como uma lembrança minha, como conselhos, sopros de cuidado sobre seu rosto. Pense em mim como mãe. Guarde um pouco dessa Alba doce, desses cabelos brancos na sua memória. Lembre do brilho dos meus olhos. Não peço isso porque eu me ache especial. Guarde-me com carinho se eu tiver sido especial para você.

Se puder, conte aos seus filhos algumas das minhas histórias. Use a minha experiência para o seu bem. Se delas você nada souber, pergunte aos que conviveram comigo. Ou não...

Todo esse pouco é só o que pude deixar. Outros bens não tive. Para meus filhos, além do meu amor e dos ternos momentos que passamos juntos, ficam minhas apostilas, livros, anotações, fotos, roupas, pares de brincos, sapatos usados, pentinhos de cabelo e vidros de remédio pela metade.

Sabia que se eu não olhar pra trás não haverá passado?  Se eu não parar para pensar em como foi, é como se nada tivesse havido! É engraçado.

Folhas leves caem sobre meus ombros. Quando respiro fundo, todo o meu ser se renova.






0 comentários: